Quanto investir em anúncios

Pergunta comum de muitos clientes quando vão iniciar uma estratégia de tráfego pago é: Quanto investir em anúncios para ter resultados?

Essa é outra resposta que depende de muitos fatores, mas vou tentar criar alguns cenários para chegarmos a um número mais próximo da realidade com mais facilidade.

Em primeiro lugar é preciso definir seu objetivo.

Qual o objetivo da campanha?

Branding da marca, vendas ou Leads para o time comercial?

Se seu objetivo for vendas, afinal todos nós queremos vender em algum momento, antes de seguirmos, é necessário definir sua meta.

Por exemplo:

Realizar 100 vendas.

Estimando o investimento baseando-se em taxas de conversão.

Num cenário ideal seria maravilhoso saber a taxa real de vendas a partir do anúncio, mas, como dito anteriormente, são vários os fatores que entram em cena, então que tal brincarmos com variáveis da realidade que sempre adicionam complexidade a esse cálculo?

Se sua campanha é de uma conversão direta, um e-commerce, por exemplo, essa é uma tarefa um pouco mais rápida. Mas se sua campanha é de conversão indireta, isto é, gerar Leads para o time comercial trabalhar, o caminho é um pouco mais longo e complexo, portanto, é esse que quero detalhar aqui para você leitor.

Vou considerar que sua landing page tenha uma taxa de 25% de conversão em Leads, que é um excelente número! 01 a cada 04 visitantes se interessaram, querem mais informações e deixam seu e-mail.

Nesse momento, esses Leads ainda precisam passar pela jornada de “namoro” que chamamos, avançando no funil de vendas, ou seja, vão conhecer sua empresa e buscar mais informações e conteúdos para entenderem se seu produto ou serviço é o mais apropriado para ele. Se você fez o dever de casa e trabalhou com uma boa estratégia de conteúdo, então eles se tornarão boas oportunidades para sua equipe de vendas contatar e, possivelmente, vender.

Por inúmeras razões, nem todos estarão em seu momento de compra ideal, então quantos desses Leads são oportunidades reais?

Para isso, vamos estimar que 30% desses Leads são oportunidades reais para seu time entrar em contato.

E dessas oportunidades, quantos de fato se tornam clientes?

Vamos imaginar que outros 30%.

Definido esse cenário, podemos então chegar ao número estimado de visitantes necessários para atingir a meta de 100 vendas.

Como calcular os visitantes necessários?

Para chegar nesse número de visitantes, vamos relembrar que o Número de Leads é o número de Visitas x Taxa de conversão em Leads de 25%

As oportunidades são o Número de Leads x Taxa de conversão de Leads em oportunidades de 30%

E que o número de vendas são as Oportunidades x Taxa de conversão de oportunidades em clientes de 30%

Simplificando, o cálculo poderá ficar dessa forma:

[(Visitantes x Taxa de Conversão Leads) x Taxa de conv. em Oportunidades] x Taxa de conv.  em Clientes = Número de Clientes

Substituindo cada um pelos números estimados, teremos:

Visitantes x (0,25 x  0,3 x 0,3) = 100

Visitantes = 100 / (0,25 x  0,3 x 0,3)

Isso resulta em 4444 Visitantes para a campanha.

Agora que sabemos o número de visitantes necessários para alcançar a meta de vendas, o próximo passo é escolhermos as palavras-chave que utilizaremos em nossa campanha de atração. Você poderá fazê-lo usando o Planejador de Palavras-chave do Google.

Nele, você terá o Custo por Clique das palavras-chave (CPC) e poderá usar esse valor para ter uma precisão maior do valor de investimento, multiplicando-o pelo número de visitantes que clicarão em seu anúncio.

Chegando a um valor estimado

Se o CPC da palavra-chave é de R$ 1,17, por exemplo, basta multiplicar pelo número de visitantes necessários

Assim, 4444 visitantes x 1,17 = R$ 5.200,00 para atingir a meta de 100 vendas.

Lembrando que esse pode ser tanto o investimento para uma campanha toda, ou mensal, caso essa seja sua meta.

Usando esse cálculo, será mais fácil definir o quanto investir em anúncios. Claro que esses números são apenas estimativas médias totalmente plausíveis em cenários reais, tanto das taxas de conversão, quanto de CPC. Para isso, quanto melhor estiver sua Landing Page, em Copy e Design, maiores as taxas de conversão.

Outro fator importante é que, você certamente terá uma lista com mais de uma palavra-chave para usar em sua campanha. Algumas com custo maior e outras com custo inferior, portanto, para ter um valor mais aproximado, você poderá levá-las, com seus respectivos custos, para uma planilha e calcular uma média ponderada entre elas e então efetuar o cálculo final.

Quanto investir em anúncios para Branding?

Se está iniciando uma campanha de Branding ou ainda não possui nenhum dado para te ajudar a realizar esses cálculos, o que sempre recomendamos é: inicie uma campanha com orçamento mínimo diário que caiba em seu orçamento (podendo continuar usando o CPC como base) e, com os resultados iniciais obtenha os insights necessários para sua ação performar melhor e vá aumentando gradativamente os investimentos.

Se você ainda estava em dúvida em quanto deveria investir em anúncios para atrair seu cliente ideal e vender mais, espero que este artigo tenha te ajudado.

Portanto, agora que já tem a fórmula para estimar o quanto investir em anúncios em sua campanha de tráfego pago, conte sempre comigo e a equipe da Santa Aquisição para implementá-la e começar quanto antes a atingir suas metas de vendas.

Artigo postado originalmente em Santa Aquisição